Como a Cozinha Mediterrânica nos Torna mais Felizes

Por 2000 anos, a máxima de uma “mente sã em corpo são” tem ressoado em terras mediterrânicas. Hoje em dia, a nossa mesa reúne ainda os ingredientes de uma das dietas mais saudáveis do mundo. Convidamo-lo a redescobrir os benefícios da dieta mediterrânica, tanto para a sua saúde física como mental!

Em que consiste a Dieta Mediterrânica?

A dieta mediterrânica consiste no estilo de vida e alimentação praticados na bacia do Mediterrâneo. No entanto, muitos dos hábitos e ingredientes são também compartidos pela gastronomia tradicional portuguesa. Por esta razão, os alimentos que constituem a dieta mediterrânica ser-lhe-ão, certamente, familiares.

Esta cozinha caracteriza-se por um alto consumo de frutas e vegetais frescos, bem como de cereais integrais*, carnes brancas - peixe, marisco, aves ou coelho -, iogurte natural e queijos brancos de cabra e de ovelha.

No entanto, o grande rei da cozinha mediterrânica é, sem dúvida, o azeite. Esta dieta caracteriza-se, de facto, pela alta presença de gorduras vegetais saudáveis. Ao azeite juntam-se as oleaginosas, como amêndoas, sementes de abóbora, nozes e castanhas, entre outras.

Por outro lado, abundantes ervas aromáticas e temperos, como coentros, salsa, poejo, alho, alecrim, hortelã ou manjericão, dão cor e sabor à cozinha e reduzem o uso de sal.

Para acompanhar as refeições principais, um copo de vinho tinto é bem-vindo, sempre com moderação. Contudo, a principal bebida ao longo do dia é a água.

Segredos da felicidade

Para o Corpo

A combinação de ingredientes e práticas da dieta mediterrânica tem provado possuir efeitos altamente benéficos para o organismo.

Vários estudos demonstraram que esta dieta pode prevenir doenças cardiovasculares, a pressão alta** e níveis elevados de mau colesterol (LDL). O segredo está nas gorduras saudáveis dos peixes gordos, oleaginosas e azeite, bem como nas fibras, vitaminas e no poder antioxidante das frutas, vegetais e cereais integrais.

Este tipo de alimentação ajuda também ao combate de diabetes do tipo 2, pois, além de ser rica em antioxidantes, promove a libertação da hormona adiponectina, essencial no controlo dos níveis glicémicos.

A alta presença de polifenóis, por sua vez, pode prevenir a osteoporose e certos tipos de cancro, como o da mama ou o do intestino.

Para a Mente

A dieta mediterrânica tem também demonstrado ser valiosa para um bom funcionamento do cérebro.

O efeito antioxidante dos polifenóis pode prevenir doenças neurodegenerativas tais como a demência, o Parkinson ou o Alzheimer.

Já os ácidos gordos ómega 3 têm um efeito estabilizador sobre os níveis da proteína BNDF, o que, por sua vez, pode prevenir casos de esquizofrenia ou de depressão.

Mais além dos ingredientes

Lembre-se que a dieta mediterrânica não se resume a uma lista de ingredientes. A forma como estes são produzidos, cozinhados e consumidos faz também toda a diferença!

Os produtos frescos, sazonais e locais são obrigatórios. Os cozidos, sopas, ensopados e caldeiradas são aconselhados. Já o acto de cozinhar e a partilha alegre da refeição são momentos sagrados em qualquer mesa mediterrânica, como todos sabemos!

Somos privilegiados pelo nosso sol, mar, terra e pela calidez da nossa gente. A forma como comemos é reflexo disso. Atreva-se a redescobrir os segredos da cozinha mediterrânica tradicional e mime o seu corpo e mente!

Se quiser saber mais sobre práticas benéficas para a sua vida e explorar diferentes formas de lazer, visite PortugalCasino.pt.

31 Oct 2020